Alunos de Engenharia Civil emplacam dois projetos no Hackathon Construtech

Duas equipes de alunos de Engenharia Civil da UniFil se destacaram no Hackathon Construtech Londrina, com propostas inovadoras para aplicação em canteiro de obras, utilizando ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho, otimizar custos e aperfeiçoar o processo produtivo na construção civil. O grupo Chronos Planejamento ficou entre os três melhores da competição e o Slag foi convidado para apresentar o projeto em uma grande construtora do Paraná.

Carolina Ferrarezi, Helena Takahara, Vitor Rett e Anndrey Maturana, da equipe Chronos, desenvolveram uma plataforma de planejamento e controle das tarefas diárias na obra. Por meio de um aplicativo para telefone celular, o pedreiro ou outro trabalhador recebe instruções sobre o que deve fazer durante a jornada e os prazos. Ao concluir cada etapa do trabalho, deve fotografá-la e enviar a foto para o gestor. Caso não tenha finalizado, precisa justificar o motivo também usando o aplicativo.

Renan Hideki Tunouti, Vinicius Fraga Lazari e Luiz Guilherme Souza, da equipe Slag, propuseram um sistema de comunicação com a instalação de totens no canteiro para requisição de materiais. Hoje os empregados utilizam rádios. Com a substituição pelo meio digital, é possível mensurar com mais exatidão a quantidade necessária em cada tarefa. A informação fica registrada, serve de base para as próximas entregas de materiais e permite melhorar planejamento, acompanhamento e controle de custos.

O reitor Eleazar Ferreira recebeu os estudantes e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Carolina do Nascimento Alvim, elogiou a criatividade e a visão inovadora das equipes e destacou: “Vocês são protagonistas neste novo momento do mundo, cada vez mais colaborativo e disruptivo. É assim que se evolui, com ideias transformadoras, úteis e viáveis às atividades produtivas.”

A professora Carolina Alvim ressaltou que os alunos estão no segundo ano do curso e encararam o desafio que ela lançou na disciplina de Empreendedorismo. “Eles foram para o Hackathon Construtech e num final de semana, com 40 horas seguidas de trabalho, viabilizaram projetos de aplicação prática na construção. Mostraram conhecimento, disposição e capacidade de superação”, disse a coordenadora de Engenharia Civil da UniFil.