Aluno de Fisioterapia conquista 1º lugar em Residência na USP

Aluno do 5º ano de Fisioterapia da UniFil, David do Nascimento Pereira passou em primeiro lugar no concorrido concurso para a Residência Multiprofissional na Universidade de São Paulo, a USP, a melhor do Brasil. Eram apenas duas vagas. Ele vai se dedicar à área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalho, atuando a partir de março de 2017 nos hospitais Universitário e de Clínicas da USP.

“A UniFil teve papel fundamental nas minhas conquistas acadêmicas”, comenta David, que em 2014 e 2015 fez intercâmbio na Semmelweis University, em Budapeste (Hungria), pelo programa Ciências sem Fronteiras e todo apoio da direção da universidade. O estudante está concluindo o curso de Fisioterapia e estará entre os mais de mil formandos da UniFil na solenidade de colação de grau, no dia 11 de fevereiro, no Moringão.

• Por que escolheu a área de Saúde Coletiva para fazer a Residência?Durante o segundo e terceiro anos de faculdade eu participei dos projetos de extensão de Ginástica Laboral e Manejo de Estresse na UnFil, que são oferecidos pelos cursos de Fisioterapia e Educação Física. Trabalhei como aluno oferecendo ginástica laboral e orientações de ergonomia aos colaboradores de diversos setores da UniFil. Também quando cursava o terceiro ano tive a disciplina Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho e fui incentivado pela docente Érica Palazzi a seguir na área de Fisioterapia do Trabalho. Agora que estou me formando decidi prestar Residência nessa área e consegui ser aprovado logo na primeira tentativa.
  • Quando começa a Residência? Em qual unidade da USP será?Começa em março de 2017 e será realizado em São Paulo. Os principais campos de trabalho são o Hospital Universitário da USP e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Como estava a concorrência do concurso?Não tenho essa informação, o processo seletivo foi feito pela Fuvest, que não divulgou a concorrência, a relação candidato/vaga. Para a minha área, foram ofertadas apenas duas vagas e eu fui aprovado em primeiro lugar.
  • Qual a expectativa para esse desafio acadêmico e profissional?Tenho altas expectativas de que a oportunidade vá resultar num grande crescimento pessoal, acadêmico e profissional. A Fisioterapia do Trabalho ainda está em crescimento, quando comparada às demais áreas. Então vejo como um desafio a ser superado. A Residência será um fator determinante para as minhas perspectivas profissionais futuras. Além disso, vejo como uma oportunidade de estar a Fisioterapia de Londrina e da UniFil, como egresso da universidade.
  • Como avalia a formação da UniFil em suas conquistas?A UniFil teve papel fundamental nas minhas conquistas acadêmicas. Em 2014 e 2015, fiz intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras na Semmelweis University, em Budapeste (Hungria). Rcebi apoio da Pró-Reitoria de Graduação e da coordenação do curso de Fisioterapia durante o processo seletivo, no período de permanência no exterior e principalmente no retorno às atividades no Brasil. O conhecimento que utilizei no intercâmbio havia adquirido na graduação aqui na UniFil. Tive feedback muito positivo no exterior: meu trabalho deixou uma boa impressão da Fisioterapia brasileira, isso me faz muito orgulhoso da formação que recebi. No processo seletivo para a Residência, também recebi ajuda de diversos docentes do curso, da coordenação e da Pró-Reitoria de Graduação, me orientando, repassando informações sobre o conteúdo e também diversas mensagens de incentivo. Eu classifico esse papel da UniFil na minha formação como fundamental para a realização das minhas conquistas.